MARANHÃO CONFIRMA O PRIMEIRO CASO DE FLURONA: COVID-19 & INFLUENZA.


O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) confirmou na tarde desta segunda-feira (10) o primeiro caso de Flurona no estado.

A flurona consiste quando um mesmo paciente tem diagnóstico para Covid-19 e influenza ao mesmo tempo.


O HU-UFMA não deu detalhes do paciente, nem da confirmação, apenas afirmou que que 140 colaboradores estão atualmente afastados dos seus postos em virtude quadros gripais. Desse total, apenas 12 testaram positivo para Covid-19 e um contraiu os dois vírus ao mesmo tempo.

O meio de transmissão parecido facilita a ocorrência simultânea de influenza e coronavírus, mas infecção dupla não é considerada uma nova doença.


A junção da epidemia de gripe H3N2 com a pandemia de Covid está resultando em situações onde as duas doenças ocorrem ao mesmo tempo. A coinfecção já tem até apelido, “flurona”, mistura de coronavírus com flu (gripe em inglês), e centenas de casos já foram relatados em diferentes cidades brasileiras.

Em primeiro lugar, é importante destacar que não se trata de uma doença nova, apesar de o termo passar essa impressão. Pegar mais de um vírus e bactérias é comum. “Esse é um fenômeno antigo, que pode ocorrer com outros vírus respiratórios além do influenza e do Sars-Cov-2, já que eles são transmitidos de forma muito semelhante”, lembra Renato Grinbaum, infectologista e docente de Medicina na Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO TOMAM JEITO! VER. MARY E SEU MARIDO JUNIOR DO MOJÓ ENVOLVIDOS EM OUTRO ESCÂNDALO DE SUPOSTA GRILAGEM DE TERRAS

OURO DE TOLO, JULINHO QUER LANÇAR SEU FILHO VERSÃO PIORADA PARA DEPUTADO!!!

O líder comunitário e ex candidato BATALHA, e o secretário de obras Roberto Mucherek, visitam a estrada de Santana.