SAÚDE PÚBLICA DE RIBAMAR NA UTI!!!
Segundo informações extraoficiais e o que vem sendo anunciado em muitos blogs, grupos de WhatsApp e na mídia local, bem como, de certo modo na mídia de um modo geral, o Hospital e Maternidade Municipal de São José de Ribamar encontra-se em situação caótica. Os centros de saúde, centros de especialidades, as UBS do nosso município, não possuem nem copos descartáveis para o paciente tomar água, pois já foi encontrado em algumas UBS um copo de vidro como os de extrato de tomate com a finalidade de ser reutilizável em cima dos garrafões de água que ficam nos bebedouros para que todos bebam naquele copo. Lembrando que até o presente momento dessas informações, estamos em uma pandemia e tal ato é repugnante. A impressão que se passa é que a administração está nem um pouco preocupada com a pandemia e a higiene pessoal dos seus munícipes. Segundo informações extraoficiais também, infelizmente nestas UBS não têm o mínimo possível como material de limpeza, uma vez que não se encontra papel higiênico nos banheiros das mesmas. Observou-se também que a falta de limpeza das mesmas está eminente, que, por sinal, tal falta pode ocasionar acidentes se houver água nos pisos de modo geral. A exemplo do que aconteceu no CED na segunda quinzena de outubro, ou seja, no mês passado do ano de 2021, que uma munícipe foi tomar água no bebedouro que se encontra lá e pela falta de manutenção e limpeza ao redor do mesmo encontrava-se uma possa d'água. Dessa forma, lá mesmo a mesma derrapou e aparentemente quebrou o seu joelho. O socorro de uma ambulância só chegou mais ou menos cinquenta minutos depois do acidente, enquanto isso a vítima estava sofrendo de dor. Este que acabamos de ressaltar é um dos muitos problemas na saúde de nosso município, além da falta de medicamentos, insumos hospitalares, insumos odontológicos e entre outros.
Ressalta-se também que segundo informações extraoficiais temos como exemplo a Unidade Básica de Saúde do J. Câmara. De acordo com as queixas de funcionários e pacientes das unidades de saúde, a população sofre com a espera de atendimento, os aparelhos hospitalares estão totalmente danificados e o laboratório no hospital municipal está inexistente. Tal realidade choca-se com as propostas feitas pelo então prefeito eleito Dr. Julinho, que em outubro de 2020 afirmou como compromisso que aumentaria os investimentos na saúde pública de São José de Ribamar. Segundo as palavras do mesmo: "a saúde de Ribamar é bem precária, assim como em vários lugares do Maranhão. Agora, Ribamar por se tratar da terceira maior cidade do estado, deveria ter uma saúde essencial para a população. Como prefeito, nós vamos revitalizar os hospitais, tanto a maternidade, quanto o hospital". A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota, se manifestou sobre estas tais denúncias. Esta nota afirmou que "a prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que segue fazendo uma série de reformas e melhorias em diversas Unidades Básicas de Saúde".
Contudo, a realidade é que infelizmente a saúde do nosso município está doente. Está na UTI. Precisa de cuidados maiores e atenção redobrada. Pode-se dizer até que está por um fio. A qualquer momento pode chegar a falecer. Mas não sabemos quando isso irá mudar, pois a esperança era que logo, imediatamente este quadro possa ser mudado, uma vez que o gestor do município é médico, e como tal, carrega por si uma responsabilidade auto titulada, na qual segundo suas próprias palavras por ser médico, um profissional da saúde, ele cuidaria com carinho da saúde do povo ribamarense.
Comentários
Postar um comentário